sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A inveja é a imunda lama da alma




Inveja não é querer o que é do outro, não, inveja é bem pior, é querer que o outro não tenha o objeto de inveja. Maldade pura. Sexto pecado capital! 


Já dizia Sócrates: “A inveja é filha do orgulho, autora do homicídio e da vingança, o início das sedições secretas, a perpétua atormentadora da virtude.” A inveja é a imunda lama da alma; um veneno, um azougue que consome a carne e seca a medula dos ossos…

Incrível é perceber que nesse mundo, as pessoas se deixam levar pelo lado perverso e sujo, pela sombra que habita o interior dos seres humanos. Muitos atribuem esses sentimentos ao "inimigo oculto" ou às trevas e esquecem que essas trevas só existem porque são alimentadas pela fraqueza de espírito e caráter de alguns. Lembro-me da história da chapéuzinho vermelho, a qual escolheu o caminho mais curto e acabou se encontrando com o LOBO no meio do caminho. Quando você escolhe invejar o que é dos outros, engana a si mesmo, atrai toda forma de negatividade e até espíritos obsessores para perto de você. Despejando sua negatividade, você pode até conseguir frustrar os planos, a vida da pessoa que deseja atingir, porém, terá de volta do fruto da semente que você mesmo plantou, respondendo pelo que fez ao outro. Sinto muito por alguém que sente inveja e começa a fazer maldades para o outro. É uma pessoa infeliz, que se considera tão inferior que em vez de buscar a própria felicidade, tenta frustrar a dos outros. Chega a ser constrangedor, pensar que alguém se sente tão pequeno assim. 
Todos nós algum dia sentimos inveja, porém, sabemos que esse sentimento/falha de caráter é danoso tanto para as outras pessoas quanto para nós mesmos.
Bom mesmo é acreditarmos em nós, fazermos o bem para as pessoas, viver a nossa vida sem um peso desnecessário na consciência. 

Que Deus me livre de todo mal e livre também as pessoas que eu amo.

A inveja é um veneno que se alastra pela alma adentro, exterminando as virtudes como o caráter, a personalidade, e a criatividade, ao mesmo tempo em que fazem brotar os males como, a incompetência, a mediocridade e o ciúme." 
(Ivan Teorilang)

A inveja é a arma dos frustrados, os que tem o coração mau e a alma sombria. Tudo que é conseguido de forma obscura, tende a trazer infelicidade. Pense bem nas suas ações. Quem será que realmente está perdendo? O bom sempre terá o auxílio de Deus. É a Lei do Universo, o que você lança nele, receberá de volta. Por isso que eu tento fazer da minha vida algo bom. Busco os meus próprios méritos, não quero o dos outros. Nada que é do outro me "enche os olhos", eu quero só o que é do meu merecimento, o que Deus tem de bom pra mim. Não me impressiono com títulos, dinheiro, status social ou "rodas de amigos". Eu tenho o meu próprio pensamento, o meu caráter e honra, isso ninguém me toma!

Que essas pessoas possam ser iluminadas por Deus para se encontrarem e, também, serem felizes.

3 comentários:

Sheila do Blog Passarinhos no Telhado disse...

Sinceramente flor, acho que a inveja é um sentimento natural. Seria hipocrisia de nossa parte se disséssemos que nunca sentimos inveja pelo menos uma vez na vida. A diferença está quando conseguimos driblar e entender esse sentimento e não aliementa-lo. A inveja só existe quando nos comparamos com alguém...onde não há comparação não há inveja...uma depende da outra pra exisitir. Portanto, quando a inveja bater na nossa porta podemos racionalizar o sentimento, pois sei que estou me comparando com alguém, e sei tbm que sou um ser único e incomparável...e é bobagem fazer comparações. Quando temos esta consciência, nosso coração se acalma e a inveja se vai...

bjs querida! :)

Sheila do blog passarinhos no telhado.

Anônimo disse...

Olá Joice, tudo bom? Gostaria de agradecer por estar seguindo o Mais uma de Amor. Volte sempre! Estou te seguindo também, seu blog é lindo. Beijos flor ;)

Anônimo disse...

A inveja é uma coisa má .
Mas que a pratica vai morrendo a pouco e pouco ...
Gostamos muito do teu blog .
Um bom ano 2012 com muito carinho e amor .
Luisaeadriano